ALUNOS DE MARANGUAPE RECEBEM CERTIFICADOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (21)

domingo, 21 de junho de 2015


O projeto Um Toque de Vida finaliza sua primeira etapa com a   entrega dos certificados dos participantes do projeto nesta segunda-feira, 9h, no auditório da  Coelce, com a participação do músico Manassés de Sousa, patrono da edição 2015, representantes da Coelce e da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) e lideranças de Maranguape. Na ocasião será feita a doação de instrumentos para a União das Entidades Comunitárias de Maranguape (UNECOM) 

  A sua segunda edição levou o ensino de música aos jovens carentes das cidades de Aracati e Maranguape em aulas gratuitas de percussão e violão.

Durante seis meses, o projeto proporcionou aos participantes, vivenciar experiências para além da música. O projeto apontou novos horizontes aos alunos, como, disciplina e até resgate de vidas que se encaminhavam para criminalidade, contribuindo também para o engrandecimento das comunidades onde as aulas são realizadas.

Em Maranguape as aulas de violão aconteceram em uma escola pública no distrito de Columinjuba e atingem diretamente 12 alunos e indiretamente mobiliza os moradores da região de Penedo, Jardim, Ladeira Grande, Lajes e Vila Nova. As pessoas dessas comunidades participaram como colaboradores, algumas vezes como ouvintes nas aulas e fora do horário do curso, para não prejudicar o desempenho dos alunos, aprendem um pouco sobre musicalização.

Em Aracati, as aulas foram realizadas no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, Nossa Senhora de Lourdes, tendo 10 alunos de percussão e também tem grande participação da comunidade local.

“O objetivo não é a formação de músicos e sim promover e desenvolver a musicalidade de jovens carentes através de cursos específicos, aprimorando a criatividade, a sensibilidade e criando oportunidades de expressão artística”, destaca  Leonardo Rocha, músico e coordenador do projeto.


SUSTENTABILIDADE
Os cursos desta primeira etapa foram concluídos. Entretanto, os resultados positivos obtidos junto às comunidades contempladas com o projeto,  motivou a continuação dos cursos por parte dos  próprios professores.  Isto comprova  como a música pode influenciar de forma positiva a vida das pessoas e de que há necessidade deste tipo de iniciativa. 

O projeto Um Toque de Vida se define não somente na realização de aulas e sim, na socialização através da música.

Ao final dos cursos os instrumentos serão doados a uma instituição sem fins lucrativos, localizada nos municípios onde foram realizadas as aulas. A edição 2015 finaliza no início de junho.

 O projeto Um Toque de Vida II é realizado pela Modo Maior Projetos Culturais.  Projeto apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.Patrocínio: Coelce.

0 comentários:

Postar um comentário